
(Foto: Divulgação GB)
Povo Heroico – Mãe Gentil
A classe política está em crise no cenário criado pelo escritor carioca Victorino Aguiar, em “Povo Heroico – Mãe Gentil”. A espiral de mortes não para de crescer em todos os níveis: milhares de políticos morrem em sequência, seja por morte natural, fenômenos da natureza ou acidentes trágicos. Alguns terminam fulminados por ataques cardíacos, outros morrem de hepatite. Há ainda quem tomba diante do temível coronavírus… as razões são diversas. A questão é que ninguém consegue explicar a mortandade. As suposições também são diversas. Seriam as mortes um caso especial da teoria da seleção natural de Darwin? Como se o cenário catastrófico não fosse o suficiente, entra em cena o Comando de Caça e Combate Contra Conspiradores (CCCCC), organização criminosa que passa a combater os que tentam se aproveitar do caos para punir os corruptos e banir de vez a atuação na vida pública de quem traga em si o DNA da corrupção. Na prática, o CCCCC é um grupo paramilitar clandestino que sequestra, julga e executa qualquer cidadão que o grupo acredite estar envolvido na construção de uma nova Nação. Duas das principais vítimas do grupo são uma promotora de justiça e um juiz federal, responsáveis pela condenação de inúmeros corruptos e corruptores. Apesar de ficcional, a obra do professor graduado em Letras pela UERJ tem forte conexão com a realidade vivida ultimamente pelo país, ao mesmo tempo em que ressalta a resiliência e a força da união do povo brasileiro. A famosa declaração “Independência ou Morte” é transformada em divisa e utilizada pela população que se mobiliza em busca de uma nova ordem. O livro tem 102 páginas e é da Editora Lux.

(Foto: Divulgação GB)
Para Sempre Segredo
Para não perder nenhum detalhe de “Para Sempre Segredo”, o leitor de Simone Nery precisa segurar as rédeas do enredo e galopar nas entrelinhas deste romance policial ambientado em um haras. A história se passa em Varginha, interior de Minas Gerais e cidade natal da autora. O personagem principal é Lázaro, um renomado criador de cavalos, que passa a viver em um momento de fragilidade e impotência ao ser alvo de chantagens anônimas. A cada nova ameaça, o número de suspeitos aumenta e cria um clima de desconfiança entre aqueles com quem convive. Além de Lázaro, outros personagens se destacam na obra: o filho Tomás, administrador desonesto de uma distribuidora de combustíveis, e Anne, filha de funcionários do protagonista. Apesar de, aparentemente, ocupar um espaço secundário na história, a jovem moça que sofre por causa de uma desilusão amorosa ganha espaço importante na narrativa. Qual será o segredo que Lázaro esconde? Quem é o grande chantagista da história? Perguntas como essas que dominam a mente durante toda a leitura são reveladas por Simone ao fim da história. Surpreendente, o desfecho revela a fragilidade de todo o ser humano: passível de cometer erros mesmo ao tentar acertar. Com 161 páginas, o livro é da Editora Coerência.

(Foto: Divulgação GB)
Tesouros Escondidos
A formação na área das Ciências da Natureza não blindou o crescimento espiritual baseado na fé de Alvarina Nunes. Em “Tesouros Escondidos”, a química e escritora gaúcha compartilha testemunhos de fé e ensina o leitor a enxergar as oportunidades concedidas para fazer a diferença no mundo. Formada em Teologia pelo Seminário Bíblico Bom Pastor e pela Academia Teológica da Graça de Deus, Alvarina compartilha, ao longo de 175 páginas, 49 reflexões e mensagens de fé e autoajuda. Uma das discussões que Alvarina propõe é: “Como se explica ter tantos cristãos vivendo uma vida derrotada, como se fossem servos?” O grande problema, segundo ela, é que as pessoas se acostumam a pensar de modo equivocado, muitas vezes agindo como “meninos” no entendimento das Escrituras. Verdadeiro convite ao leitor para ser semente de mudança, “Tesouros Escondidos” é mensagem de salvação e motivação. “Você encontrará mensagens que o levarão a conquistar todos os seus objetivos. Quando você toma uma decisão, o sucesso é apenas uma questão de tempo”, afirma a autora. Com 176 páginas, o livro é da Editora Talentos da Literatura Brasileira.