Em Araçariguama, no dia 15 de novembro, cerca de 12.472 eleitores foram às urnas nas 49 seções eleitorais ativas no município para participar das Eleições Municipais. Após a apuração dos votos, a comunidade araçariguamense conheceu o vereador eleito mais votado: Edmilson Antonio da Silva, o Baixinho do Esporte (Podemos) que foi reeleito com a maior porcentagem de votos (3,50%) totalizando 443 votos. Outro resultado significativo foi alcançado pelo candidato Marco Dal Bello (PTB), sendo o mais votado entre os que irão iniciar suas atividades no Legislativo Municipal. Dal Bello alcançou 2,15% da votação válida somando 272 votos.
Sabendo que as funções do poder legislativo consistem em elaborar leis sobre todos os assuntos definidos como de interesse do Município e que os vereadores têm o direito de apresentar projetos de lei, emendas aos projetos de lei, aprovar ou rejeitar projetos e vetos do Prefeito e apresentar moções, além de exercer funções fiscalizadoras aos atos do Poder Executivo (Prefeito, Vice-prefeito e Secretários Municipais), os eleitos para o quadriênio 2021/2024, falaram à reportagem do MUNDO N.
O vereador reeleito Edmilson Baixinho falou sobre sua expectativa para mais esse mandato: “A expectativa é fazer um segundo mandato bem melhor que o primeiro. E continuar trabalhando em benefício da nossa cidade e população, atuando muito na Saúde, Educação, Esportes e Cultura em conjunto com o Prefeito eleito e os nobres vereadores. Quero continuar reivindicando melhorias e fazer valer alguns projetos de minha autoria”, disse.
O vereador também ressaltou como se sente sendo eleito como o candidato mais votado: “De coração fico feliz, porém tenho que continuar com muita humildade e pé no chão, cabeça no lugar e saber que tenho os mesmos direitos e deveres igual a todos os eleitos. O contato corpo a corpo com a população foi essencial, o atendimento e o carinho dado durante os quatro anos de mandato resultaram em uma votação tão expressiva. Espero uma boa parceria entre o Legislativo e o Executivo, onde possamos trabalhar unidos num só objetivo”, concluiu.
Finalizando, o vereador Edimilson Antonio da Silva, o Baixinho do Esporte destacou: “Quero primeiramente agradecer a Deus pelas bênçãos que Ele tem me dado durante toda minha vida. Agradecer à toda população que confiou em meu trabalho e me deu mais essa grande vitória, e agradecer aos meus amigos e apoiadores que vestiram a camisa e foram nas ruas casa a casa, bairro a bairro, junto comigo pedir o voto de confiança para que eu pudesse continuar a lutar pelo nosso povo. Agradecer também à minha esposa que teve e tem toda paciência do mundo comigo, quando saio cedo e volto à noite tentando ajudar nossa população! Por fim, dizer que a população pode continuar contando comigo, para que eu possa continuar trabalhando a favor de todos, e fazer valer os direitos da população”.
O Mundo N também conversou com o vereador Marco Dal Bello e ele contou como se sente sendo eleito pela primeira vez e com a maioria dos votos entre os iniciantes: “Posso dizer que é uma combinação de alegria, pelo resultado positivo; satisfação, por ver uma linha de conduta, comportamento e propostas (não promessas), estabelecidos em campanha, terem sido bem aceitos pela população; mas também, já uma pontinha de preocupação em procurar corresponder, na medida do possível, às expectativas depositadas em cada um dos 272 votos de confiança”, disse.
O vereador também informou sobre a sua expectativa para este mandato: “Minha posição continua sendo a mesma, passada a disputa político/partidária e a euforia do período eleitoral, coloco-me à disposição para contribuir para a cidade que me acolheu há 50 anos atrás e cuja qual, após minha maturidade, escolhi para viver, conquistando uma profissão e aqui exercendo, constituindo família e agora, buscando lutar por ela, portanto, espero que as mudanças propostas pelo Prefeito eleito Rodrigo Andrade, ocorram e possamos contribuir para isso, representando de fato nosso povo.”
“Não vejo a figura do vereador ou legislador como defensor de uma única “bandeira”, pois partindo da figura principal de representante do povo, a amplitude de assuntos e situações a serem defendidas, fiscalizadas e legisladas é muito grande, portanto, entendo necessário a defesa do que realmente for de interesse público, tentando desfazer-se de uma impressão que para mim, ficou muito nítida na voz da população, a de uma classe política desacreditada e afastada de seu povo.” completou.
Perguntado sobre o momento difícil que enfrentamos como a pandemia, queda de arrecadação, desemprego em alta, como vê o papel da Câmara Municipal e no que ela pode contribuir para que as dificuldades sejam minimizadas, ele respondeu: “Em tempos difíceis temos que verdadeiramente nos reinventar. Não há milagres. Acredito que com boa vontade e deixando-se de lado atritos, interesses e diferenças políticas, pode-se contribuir e muito em situações de crise, desde que exista inicialmente um canal de comunicação constante entre a administração pública e todos os membros e instituições da sociedade, para que ocorra, necessariamente, um sentimento mútuo de coordenação e cooperação.”
Dal Bello disse ainda da sua visão de como serão os próximos 4 anos em Araçariguama: “Hoje só lhe responderia de uma forma: Quatro anos de uma administração que plantou a esperança de que as mudanças realmente ocorrerão, sendo assim, espero que possamos através de uma verdadeira coalizão do bem, contribuir para isso, estruturando uma cidade que hoje mostra claramente que clama pelo básico de serviços públicos e que já passa da hora de mostrar seu potencial.”
Em suas considerações finais acrescentou: “Agradeço à população de nossa terra pela receptividade em todo o período eleitoral e pelo voto de confiança. Mantenham sempre viva a esperança na real mudança, mas sempre com coragem para mudanças quando necessárias, lembrando-se que, se nós não mudarmos, nada mudará”, finalizou.
One Comment
Eraldo
Deus abençoe 🙏🙏🙏🙏🙏