
Equipe da GCM que atuou na noite de Natal sob a orientação do Comandante Simon
Após atuar com o rigor necessário para dispersar multidão que promovia verdadeira algazarra em ruas do Jardim Brasil durante a noite de Natal, a Guarda Civil Municipal atuou de forma preventiva nos demais dias e impediu que o mesmo cenário de abusos e desrespeito, se repetisse nas comemorações da passagem de Ano.
Enfim, os moradores daquela região tiveram um pouco mais de sossego, não fosse alguns casos em pontos isolados, mas que não comprometeram a segurança e o bem-estar.
A ação imposta aos que desobedeceram normas de restrições sanitárias na prevenção à Covid-19 e de perturbação do sossego no Natal, foi decisiva para que tal episódio não se repetisse. O uso de balas de borracha, gás lacrimogênio e demais armamentos não letais, além da presença vigorosa dos agentes, foi imperiosa para conter qualquer tentativa de atos de vandalismo e aglomeração no último dia do ano.
– Parabéns ao Comando e à toda corporação pelo trabalho!
Relembre o caso
O Comandante da Guarda Municipal de Araçariguama, Paulo Simon enviou vídeos para a Redação do jornal GAZETA e portal MUNDO N, mostrando e relatando a ação da GCM na noite de 24 de dezembro, quando equipes foram acionadas através de várias chamadas telefônicas, para conter aglomeração e a realização de baile funk no Jardim Brasil. Ele relatou como foi o trabalho para a dispersão.
A ação começou por volta das 2h da madrugada e se estendeu até às 06h30. Não houve relatos de feridos nas unidades de saúde do município. Os agentes atuaram nas ruas Paraná, Paraíba e Pernambuco, onde a concentração de pessoas era maior.
Simon explicou que foi usada munição de baixa letalidade como balas de borracha, gás de pimenta e gás lacrimogênio para a dispersão de aproximadamente 300 pessoas. Disse também que as equipes foram alvo de pedras e pedaços de madeira, arremessadas por alguns arruaceiros.
Os vídeos mostram a sequência do que ocorreu. No primeiro você acompanha o relato do Comandante Simon, que conta em detalhes como foi toda a ação. Na sequência o vídeo mostra imagens do que ocorria no local. Aglomeração, música alta, barulho de motos.
Já outro vídeo mostra o deslocamento das equipes da GCM e o início da operação.
Na sequência outro vídeo tem imagens da ação dos GCMs dispersando a aglomeração com utilização de armas de baixa letalidade.
A matéria na íntegra e os vídeos podem ser acessados através deste link: https://mundon.com.br/2020/12/25/2412gcm-age-para-acabar-com-pancadao-no-jardim-brasil-em-aracariguama/