Os pneus são partes fundamentais da segurança veicular. Eles não só garantem a aderência do carro com o chão, como também ajudam o sistema de suspensão do carro, amortecendo as vibrações provocadas pelo rodar do automóvel. Fora das condições de uso, os pneus podem comprometer a estabilidade e provocar acidentes.
Os riscos são maiores com os pneus carecas. São peças que já estão longe de suas características originais e não garantem o atrito da borracha com o solo. Nestas situações, o carro perde o poder de aderência em frenagens e curvas, e pode derrapar – sem falar que em situações extremas o pneu pode estourar. Além disso, pneu careca é infração grave de multa e passível de multa e retenção do veículo.
Faça uma checagem visual em cada um dos pneus pelo menos uma vez por semana. Observe se não há partes lisas, ou seja, se os sulcos e frisos estão sem áreas com desgastes excessivos. Também observe eventuais rasgos nas bandas de rodagem e se não surgiram pequenas bolhas nas laterais da borracha.
Fique atento também à marcação TWI, que tem de estar legível e à calibragem do pneu. A propósito, calibre-os uma vez por semana, com o carro ainda frio e de acordo com a pressão indicada pelo fabricante – que pode ser encontrada na tampa do porta-luvas, na dobradiça das portas, no bocal do tanque ou no Manual do Proprietário, dependendo do carro.
Repita o processo na semana seguinte e observe se um pneu esvaziou mais que os outros no período. Pode ser indicativo de algum problema na peça ou mesmo na válvula.