Sisu

Reprodução- Sisu

Começaram nesta terça-feira, 3, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), usado para selecionar candidatos a vagas em instituições públicas de ensino superior a partir das notas obtidas no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições podem ser feitas até a próximas sexta-feira, 6.

Os candidatos interessados em concorrer a vagas devem ter participado da última edição do Enem e não podem ter tirado nota zero na redação.

Para se inscrever, o candidato deve entrar na página do Sisu pelo site https://sisu.mec.gov.br/ e clicar na opção “Fazer inscrição”. Antes da inscrição, é necessário confirmar dados. Caso necessário, o candidato pode alterar os dados a qualquer momento.

É possível consultar as vagas disponíveis, pesquisando por cidades, cursos e instituições. No momento da inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de curso. Conforme o cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Na parte da modalidade, é preciso ler quais delas estão disponíveis para o curso e escolher a opção preferida.

O resultado da seleção será divulgado no dia 10 de agosto. Será possível acompanhar as movimentações da inscrição durante todo o processo.

Com a política de ações afirmativas, algumas instituições oferecem vagas reservadas para estudantes cotistas, de acordo com a chamada Lei de Cotas, nº 12.711/2012. Outras adotam um bônus na nota do candidato.