
O Fusca foi lançado em 1935 pelo alemão Ferdinand Porsche com o nome de Typ I para ser um veículo popular e econômico. Ganhou atualizações ao longo dos anos, mas sem perder as suas linhas consagradas e ganhou apelidos pelo mundo, onde foram produzidos mais de 21 milhões de exemplares, como Beetle, Bug, Käfer, Type 1, Carocha, Coccinelle, Escarabajo e Maggiolino.
Por aqui, começou a ser produzido em 1959 com peças 100% nacionais e deixou a produção em 1986, mas retomada pelo ex-presidente Itamar Franco, em 1993, em São Bernardo do Campo (SP). Em 1996 saiu de linha definitivamente.
Segundo um estudo feito pelo Detran.SP, o Fusca ainda é muito querido entre os brasileiros o que comprova que nenhuma tecnologia ou carro atual é capaz de superá-lo. Não é para menos, quem é que nunca teve uma história com o carismático besouro da VW?
No dia 20 de janeiro, quando se comemora o Dia Nacional do Fusca (data do início de fabricação do carro no Brasil, em 1959), de acordo com a autarquia, existem cerca de 650 mil Fuscas ativos trafegando pelas vias do Estado.































