Especialista apresenta os impactos no desenvolvimento dos aspectos sociais, emocionais e cognitivos das crianças
É na infância que desenvolvemos o emocional, a construção de visão do mundo, das pessoas e de nós mesmos, estamos em constante aprendizado nessa etapa. A terapia infantil contribui para que a criança possa entender e compreender o que se passa com ela. Além disso, o terapeuta tem como missão auxiliar os pais a trabalharem melhor as capacidades, sentimentos e evolução da criança.
A coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Letícia Cavalcante, destaca que “Os psicólogos infantis são capazes de identificar comportamentos atípicos desde cedo, a detectar a raiz dos conflitos e desconfortos que possam estar impactando e causando problemas de aprendizagem, hiperatividade ou ansiedade, e auxiliar as crianças a lidarem com os traumas na primeira infância”.
Ela acrescenta que: “A infância é uma etapa importante do desenvolvimento neuro cognitivo, um período em que todos os acontecimentos refletem por toda a vida. Por isso, é preciso ficar atento ao bem-estar emocional, afetivo, psicossocial, cognitivo, e procurar ajuda e orientação. Pois a terapia infantil é uma oportunidade de auxiliar a criança a se sentir melhor, superar seus problemas, além de direcionar os pais da melhor forma para lidarem com esses cenários”.
Importante ressaltar que a criança não tem o discernimento do que sente para falar espontaneamente durante um atendimento psicológico. Sendo assim o profissional irá, de maneira lúdica, criar situações, brincadeiras que possibilitem interações de modo a encontrar os caminhos para aliviar as tensões, sofrimentos e tristezas.
“O profissional consegue entender as necessidades particulares e os motivos singulares de cada criança para que com a terapia ela tenha uma vida saudável e um desenvolvimento adequado. O ponto inicial é que desencadeia o sofrimento da criança, e a meta é auxiliá-la para encontrar os caminhos para sentir-se melhor”, acrescenta Letícia.
Quais os casos recomendados?
Crianças com dificuldade de relacionamento com outras da mesma idade, inconsistência com os membros da família, constantes apontamentos dos professores, dificuldade em manter a concentração, traumas de infância, timidez excessiva, agressividade, hiperatividade e depressão.
A maioria desses sintomas pode estar ligada a situações, como: mudança de escola ou de endereço, separação dos pais, falecimento de um ente querido ou até mesmo de um animal de estimação, entre outros.
Quais são as vantagens?
Entre os benefícios estão o autoconhecimento, autoestima, aumento do rendimento escolar, maior concentração, promoção da integração social da criança, eleva o potencial criativo, propicia o amadurecimento psicológico e o poder mental, reduz o excesso de tecnologia, o qual afeta a saúde mental de crianças, aumenta a capacidade de desenvolvimento de habilidades emocionais, influencia a construção de um relacionamento melhor com os pais e professores e ajuda a criança a compreender que na vida pode acontecer coisas que não queremos. Desenvolvendo e fortalecendo as soluções emocionais necessárias para lidar com situações difíceis.