No final da tarde desta segunda-feira, 16, os vereadores de Mairinque, Robertinho Ierck, Paulo Marrom, Tulio Camargo, Eliane Leão, Jackson, Biula, André Terraplanagem, Rodrigo do Vitória, que atuam como base do prefeito Toninho Gemente, prestaram boletim de ocorrência, alegando uma arbitrariedade do presidente da Câmara, Edicarlos da Padaria, por um suposto abuso de poder ao suspender as atividades legislativas.
Os vereadores consideraram inaceitável esta medida de suspensão da sessão ordinária que seria realizada nesta segunda-feira, em um momento que consideram de extrema importância para a cidade em que seria aprovado um crédito do Desenvolve SP, um benefício que seria destinado a pavimentação, recapeamento de vias diversas e modernização do sistema de iluminação pública. Os parlamentares afirmaram que por conta desta suspensão Mairinque poderá ficar sem receber estes benefícios: ¨queremos mencionar que a nossa preocupação maior diz respeito ao prazo exíguo para tais convênios com o estado, pois estamos nos aproximando do prazo eleitoral, o que impedirá o município de receber esses benefícios¨.
Comparece ao plantão os vereadores acima qualificados acompanhados do advogado Alessandro Vieira Costa OAB noticiando que nesta data 16/05/2022 compareceram para a sessão ordinária marcada para as 17h e tomaram conhecimento de que o presidente da Câmara Edicarlos da Padaria baixou o Ato da Presidência nº 09/2022 suspendendo as atividades legislativas, incluindo a mencionada sessão e os demais atos, possivelmente preocupado com as oitivas das testemunhas em relação a Comissão Especial de Inquérito que está sendo movida contra ele.
Os vereadores querem salientar que com o cancelamento da sessão de hoje, importantes projetos de interesse do município deixaram de ser votados, numa manifesta intenção de obstruir medidas do interesse da populaçao, tais como, o financiamento estadual do programa Desenvolve São Paulo, Abertura de crédito suplementar para subsidiar transporte coletivo, Projeto Coração da Mulher, Projeto de Desafetação da Área do Sistema Recreio, entre outros.
Que em relação ao projeto Desenvolve São Paulo o objetivo é fazer esse financiamento para proceder a operação de recapeamento e tapas buracos nas ruas da cidade que estão em precárias condições, melhorar a iluminação pública nas ruas e estradas rurais entre outros benefícios. EM relação a abertura de crédito para subsidiar transporte coletivo, importante mencionar que com a não votação do mesmo, o preço das passagens poderão subir e também estarão sendo prejudicados os alunos do Ensino Médio da rede Estadual. Em relação ao projeto Coração de Mulher que está se deixando de votar por essa decisão do presidente, vale observar que o objetivo do projeto é fazer um trabalho de conscientização de medicina preventiva em favor das mulheres do nosso município.
Com relação ao projeto de lei que determina a desafetação de uma área, o objetivo é atender ao convênio com o governo do Estado na implantação da casa da juventude, que tem por objetivo oferecer cursos profissionalizantes e culturais em favor de nossos jovens.
Ao finalizar queremos mencionar que a nossa preocupação maior diz respeito ao prazo exíguo para tais convênios com o estado, pois estamos nos aproximando do prazo eleitoral, o que impedirá o município de receber esses benefícios.
Fonte: São Roque Notícias