Araçariguama recebeu "Teatro nos Parques"
Publicado em:
14 de novembro de 2019 às 14:23:00
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 às 17:57:52
Crédito Imagem:
Na última sexta-feira, 8, Araçariguama foi palco das apresentações do projeto “Teatro nos Parques”. O objetivo do projeto é a inclusão cultural e a formação de público para as artes cênicas.
Ao invés de esperar as plateias em salas de espetáculos, os artistas levam as peças teatrais para espaços públicos, com o intuito de despertar o interesse dos cidadãos para as atividades artísticas oferecidas gratuitamente à população. Araçariguama foi contemplada com as apresentações dos espetáculos ‘Folia no Terreiro do Seu Mané Pacurú’ e Fuzurufafa Bafafazuru.
Sobre o Projeto
Conhecido pelas peças de qualidade e por ocupar os parques públicos com espetáculos de teatro gratuitos, o Teatro nos Parques surgiu em setembro de 2009 idealizado por Edson Caeiro e acontece gratuitamente com o objetivo de formar público, descentralizar a produção teatral, promover o acesso ao bem cultural em espaços abertos, levar espetáculos a todas as regiões da capital, grande São Paulo e interior do Estado atingindo todas as faixas etárias e classes sociais.Para compor a lista de grupos que participam do projeto, os curadores privilegiam àqueles que têm experiência com teatro de rua. “Há toda uma linguagem diferente de estética e improviso cênico que precisa ser dominada por esses profissionais. Não basta transpor o que vemos no palco para a rua, é preciso haver uma criação estética para o espaço aberto”, afirma Edson.
Em 2014, parques de seis capitais brasileiras se tornaram palcos para o projeto. Foram atingidas cerca de 36 mil pessoas em 26 Parques públicos das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. A Realização da 1ª edição nacional somada às edições estaduais fizeram do Teatro Nos Parques o maior circuito de teatro de rua do país somando 492 apresentações para um público estimado de 230 mil pessoas.O Teatro nos Parques foi o pioneiro em realizar uma temporada teatral assídua, cuja aprovação da classe artística mobilizou grupos para também se apresentarem em parques. Com isto, o número de grupos e apresentações teatrais em parques públicos aumentaram consideravelmente desde a 1ª edição de 2009.
Fonte: Assessoria de Imprensa