Dia da osteoporose: Sintomas, prevenção e tratamento, saiba tudo sobre a condição
Publicado em:
18 de outubro de 2024 17:30:00
Atualizado em:
18 de outubro de 2024 17:33:59
Divulgação
Crédito Imagem:
A osteoporose causa a perda de massa óssea, o que enfraquece os ossos e os torna mais frágeis, explica o neuro-ortopedista especialista em dor, Dr. Luiz Felipe Carvalho
Dia 20 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Osteoporose, uma data que tem como objetivo conscientizar sobre a condição, formas de prevenção, tratamento e diagnóstico.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a osteoporose afeta cerca de 15 milhões de pessoas no Brasil. No mundo, de acordo com a International Osteoporosis Foundation (IOF), mais de 500 milhões de pessoas são afetadas.
O que é a osteoporose?
A osteoporose é uma doença que causa uma perda progressiva de massa óssea, que enfraquece os ossos de forma e os torna mais suscetíveis a fraturas.
Muitas vezes ela não apresenta sintomas visíveis até que ocorra uma fratura.
Alguns sintomas da osteoporose:
- Dores nas costas;
- Postura curvada;
- Perda de altura com o tempo;
- Fraturas frequentes;
- Fragilidade óssea.
Como é feito o diagnóstico da condição?
De acordo com o neuro-ortopedista e especialista no tratamento de dor, Dr. Luiz Fеlipе Carvalho, o diagnóstico da condição é feito com exames específicos, que podem ser feitos de forma preventiva.
“O diagnóstico da osteoporose costuma ser feito por meio do exame de densitometria óssea, que mede a força e densidade dos ossos, ajudando a detectar se eles estão mais frágeis. Ele pode ser feito preventivamente, mas em geral, a osteoporose só é descoberta quando há uma fratura”, ressalta.
5 dicas para prevenir a osteoporose?
1. Praticar atividades físicas regularmente;
2. Manter uma alimentação rica em cálcio e vitamina D;
3. Evitar o consumo excessivo de álcool e cigarro;
4. Expor-se ao sol de maneira saudável;
5. Realizar exames preventivos regularmente.
Como é feito o tratamento da condição?
Segundo o Dr. Luiz Felipe Carvalho, o tratamento é feito em várias frentes, como uso de medicamentos, exercícios e mudanças alimentares, por exemplo.
“O tratamento da osteoporose é feito com base no estágio da condição identificado nos exames, mas são usadas várias estratégias, como medicamentos, uma boa alimentação e exercícios”, explica.