top of page

Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado neste sábado com o tema Restauração de Ecossistemas

Publicado em:
5 de junho de 2021 às 15:51:51
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 às 17:58:21
Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado neste sábado com o tema Restauração de Ecossistemas
Crédito Imagem:

Desde o ano de 1974, quando a Assembleia Geral da ONU instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, anualmente a data é comemorada com ações e eventos que visam despertar a conscientização da população, sobre os perigos e problemas que o mundo atravessa nessa área, buscando soluções que tornem o planeta sustentável.

Para este 2021, o país sede será o Paquistão, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O tema deste ano se concentrará na “Restauração de Ecossistemas” e na urgência de se fazer as pazes com a natureza. A data também marcará o lançamento formal da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021 – 2030, que tem o objetivo de aumentar em grande escala a restauração de ecossistemas degradados e destruídos para combater a crise climática, evitar a perda de um milhão de espécies e aumentar a segurança alimentar, o abastecimento de água e a subsistência.

O Paquistão planeja expandir e restaurar suas florestas por meio de um Tsunami de 10 bilhões de Árvores plantadas ao longo de 5 anos. A campanha abrange a restauração de manguezais e florestas, assim como o plantio de árvores em ambientes urbanos, incluindo escolas, universidades, parques públicos e cinturões verdes.

O Brasil tem vários desafios a vencer no combate à degradação ao meio ambiente. Queimadas, descarte irregular de lixo, avanço sobre mananciais e o desmatamento de florestas e biomas, são alguns deles. Por isso, o tema Restauração de Ecossistemas faz tanto sentido neste período em que o país atravessa, seja por herança da falta de rigor em épocas passadas, seja por ineficiência de ações que pouco contribuem para a real conquista de soluções.

Preocupação local

Para Araçariguama o tema também é bastante pertinente, uma vez que o município atravessa momento delicado, que faz disparar o alerta contra agressão ao meio ambiente e, consequentemente, à Natureza. Tanto que a Câmara Municipal criou uma Comissão de Assuntos Relevantes para averiguar denúncias de descarte irregular de sobras industriais no distrito industrial. Outro assunto que tem tomado a atenção da população, diz respeito a instalação do aterro sanitário no Bairro Butantã. Enquanto se aguarda um desfecho final sobre o assunto, embora a atual Administração Municipal tenha revogado todas as autorizações e concessões que permitiriam a operação, permanece a preocupação com a instalação do empreendimento em local tão impróprio sobre nascentes e de abundante manancial, além de ocupar área de preservação ambiental como destaca a municipalidade.

Por tudo isso, não restam dúvidas de que a conscientização é o melhor meio para se comemorar mais um Dia Mundial do Meio Ambiente.

Leia Mais ...
bottom of page