top of page

Governo de SP anuncia na quarta-feira se flexibiliza uso de máscara ao ar livre

Publicado em:
4 de março de 2022 às 21:11:05
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 às 17:57:30
Governo de SP anuncia na quarta-feira se flexibiliza uso de máscara ao ar livre
Crédito Imagem:

 

Decisão de tornar uso de máscara opcional divide especialistas (Imagem: Reprodução UOL)

O Estado de São Paulo estuda novamente sobre o fim do uso obrigatório de máscaras ao ar livre. Segundo o governador João Doria (PSDB), a medida é avaliada pelo comitê formado por especialistas escolhidos pela gestão para orientar as medidas sanitárias durante a pandemia da covid-19.

“Através do comitê científico, estamos analisando a perspectiva e a possibilidade da liberação do uso de máscaras ao ar livre”, disse Doria. O anúncio com a decisão será na próxima quarta-feira, 9 de março.

Em novembro do ano passado, o governo chegou a anunciar a flexibilização. Contudo, com o avanço da Ômicron, recuou na determinação antes que a medida entrasse em vigor.

Estudos têm apontado que a chance de transmissão da doença é menor em ambientes ao ar livre, enquanto é mais alta em locais fechados e sem ventilação, mesmo quando há distanciamento social. Contudo, o fim da obrigação tem dividido especialistas.

Sem máscaras nas escolas

Depois de os Estados Unidos e países europeus flexibilizarem nas últimas semanas o uso de máscaras por crianças em escolas, o debate ganha força no Brasil. Estudos científicos publicados recentemente sobre o tema não são conclusivos. Alguns apontam impactos importantes nas interações com professores e colegas. Outros não reportam esses efeitos.

A polêmica também divide famílias e especialistas. Um grupo preocupa-se com prejuízos ao desenvolvimento das crianças, nas relações sociais e na alfabetização. E outros apontam o fato de os menores não estarem com o esquema vacinal completo e dizem que os índices de casos e mortes por covid-19 ainda são altos para deixar de usar máscaras.

 
Leia Mais ...
bottom of page