top of page

MIS realiza sessão gratuita de “Drácula”, clássico filme de terror de 1931, seguida de bate-papo e sorteio de livro

Publicado em:
12 de dezembro de 2024 às 18:16:00
Atualizado em:
24 de março de 2025 às 19:05:27
MIS realiza sessão gratuita de “Drácula”, clássico filme de terror de 1931, seguida de bate-papo e sorteio de livro
Divulgação
Crédito Imagem:

Exibição integra a última edição do ano do Clube do Filme do Livro, programa mensal que reúne cinema e literatura

No dia 12 de dezembro, às 19h, o MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, realiza a última edição do ano do Clube do Filme do Livro, programa mensal que reúne cinema e literatura. O longa exibido será o clássico “Drácula”, baseado no livro homônimo de Bram Stoker, escrito no século XIX. A escolha é do escritor Cristhiano Aguiar, que participa do bate-papo após a sessão.

Graças a uma parceria com a Darkside Books, a sessão também contará com um sorteio de três exemplares do livro “Drácula” após o debate. O evento é gratuito, e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria física do MIS.

”Drácula”, clássico filme de terror de 1931 dirigido por Tod Browning, segue o emblemático Conde Drácula (Bela Lugosi), um vampiro da Transilvânia que se muda para Londres em busca de novas vítimas. Após hipnotizar um corretor imobiliário que se torna seu servo, Drácula começa a atacar a jovem Mina Seward (Helen Chandler), atraindo a atenção de seu noivo e do Dr. Van Helsing (Edward Van Sloan), que logo descobrem a verdadeira natureza do conde. Em uma luta desesperada, eles tentam salvar Mina e destruir o vampiro antes que ele espalhe seu terror por toda a cidade. O filme se tornou um clássico por sua atmosfera sombria e pelo desempenho hipnotizante de Bela Lugosi no papel de Drácula, definindo a imagem do vampiro por gerações.

Sobre o livro

Drácula

(Bram Stoker, Archibald Constable and Company, 1987)

Drácula, romance de terror gótico, foi escrito pelo irlandês Bram Stoker. O livro apresenta uma narrativa epistolar, onde os fatos são tratados por meio de correspondências, matérias de jornais e páginas de diários. O livro é uma das peças mais populares do ramo literário, responsável por criar personagens que se solidificaram na cultura popular, além de inspirar diversos filmes, séries e espetáculos de teatro.

Sobre o convidado

Cristhiano Aguiar é escritor, crítico literário e professor. Formado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, tendo sido pesquisador-visitante em Berkeley, Princeton e UCLA com bolsas CNPq, Capes e MackPesquisa. Atualmente, pesquisa narrativas fantásticas brasileiras e latino-americanas, assim como as relações entre Bíblia e literatura. Publicou o livro teórico “Espaços e narrativas ficcionais: uma introdução” (Editora Mackenzie, 2017) e os livros de contos “Na outra margem, o Leviatã” (Lote 42, 2018) e “Gótico nordestino” (Alfaguara/Cia das Letras, 2022). Em 2022, Cristhiano Aguiar ganhou o prêmio Clarice Lispector de Melhor Livro de Contos, da Biblioteca Nacional, por “Gótico nordestino”.

Sobre o Clube do Filme do Livro

Clube do Filme do Livro é o programa mensal do MIS que reúne cinema e literatura. A cada mês, um convidado elege um filme baseado em um livro, e o museu exibe a produção, seguida de um bate-papo. A ideia é tratar do filme sob a ótica da adaptação, sobretudo a partir de impressões, reflexões e abordagens do convidado de cada edição. Ao longo da conversa, o público pode participar com perguntas e comentários.

Serviço | Clube do Filme do Livro – “Drácula”

Data: 12.12, às 19h

Local: Auditório MIS (172 lugares)

Avenida Europa, 158 - Jd. Europa - São Paulo

Ingresso: gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria física do MIS)

Classificação: 10 anos

Leia Mais ...

Mundo N

Endereço: Rua Santa Cruz, nº434, Sala 3 – Araçariguama, São Paulo.

Contato: contato@mundon.com.br

Diretor e Jornalista Responsável: André Luis Boccato – MTB 06329.

Circulação: Araçariguama, Mairinque, São Roque, Ibiúna e Pirapora do Bom Jesus.

©2025 por Lobbo Hub. Portal de notícias Mundo N é de propriedade da ALB Comunicações LTDA.

bottom of page