Tentativas de golpes digitais chegam a 4.600 casos por hora no Brasil - EDITORIAL
Publicado em:
23 de novembro de 2024 15:00:00
Atualizado em:
22 de novembro de 2024 18:29:45
Divulgação
Crédito Imagem:
Nas últimas semanas, Araçariguama e cidades vizinhas registraram um aumento alarmante nas tentativas de golpes virtuais, especialmente através de smartphones, celulares e e-mails. Os crimes têm inovações nas táticas para enganar cidadãos e empresas, utilizando boletos falsos, cobranças indevidas e até documentos de aparência oficial.
Entre os golpes mais comuns estão mensagens em nomes de empresas renomadas, como Correios e grandes plataformas de e-commerce, solicitando pagamentos de taxas de entrega ou enviando boletos fraudulentos. Para as empresas, boa parte dos golpes acontece através de falsos DARFs (Documentos de Arrecadação da Receita Federal), que chegam em e-mails com logotipos oficiais, papel timbrado que cobram impostos ou taxas fictícias. A aparência dos documentos é tão convincente que, não fosse por detalhes como o endereço do remetente ou erros de digitação, os golpes passariam despercebidos.
De acordo com a Folha de S.Paulo, o Brasil registra impressionantes 4.600 tentativas de golpes financeiros virtuais a cada hora. Uma projeção do Datafolha aponta que esses golpes resultaram em um prejuízo anual estimado de R$ 25,5 bilhões, considerando apenas fraudes cometidas via Pix e boletos falsos.
Ficar atento a cobranças inesperadas de taxas diversas ou ofertas de preços baixos são importantes para não cair em golpes. A população é aconselhada a verificar cuidadosamente a origem de e-mails e mensagens, além de evitar clicar em links desconhecidos ou realizar pagamentos sem confirmar a isenção da cobrança.
A recomendação é redobrar a atenção e adotar práticas de segurança, como conferir encaminhamentos, usar sistemas antivírus atualizados e buscar sempre canais oficiais de empresas para dúvidas específicas.
E o mais importante: denunciar junto ao setor policial evitando, assim, que ocorra a subnotificação de casos.