top of page

A pele necessita cuidados especiais em temperaturas baixas

Publicado em:
4 de agosto de 2021 às 17:16:06
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 às 17:58:15
A pele necessita cuidados especiais em temperaturas baixas
Crédito Imagem:

[caption id="attachment_45553" align="aligncenter" width="2560"] Banho quentinho é uma delícia no Inverno. E terapêutico também. Escolha o sabonete com atenção preferindo aqueles que acrescidos de substâncias hidratantes e intensifique o uso de óleo de banho[/caption]       [caption id="attachment_45554" align="aligncenter" width="2560"] O rosto merece ritual à parte. Capriche nos cuidados. Uma boa dica são os cosméticos específicos para esta parte do corpo e que contenham ácido hialurônico, Silício e Vitamina B3. E melhor ainda, consulte um dermatologista que indicará a mistura de ingredientes indicadas para seu tipo de pele[/caption]

 

 

O uso de produtos específicos acaba com o ressecamento provocado pelo Inverno

 

Além ainda estarmos sofrendo com a pandemia, este ano o Inverno está pegando pesado em várias regiões do Brasil. Até nos Estados, onde não é costume as temperaturas abaixarem tanto nesta época do ano, as pessoas estão sofrendo com o frio. E por isso mesmo o momento pede atenção extra com o corpo da gente. A pele é muito castigada pelas baixas temperaturas.

A primeira providencia a ser tomada talvez seja trocar o sabonete por outro que ofereça maior quantidade de elementos hidratantes em sua composição porque além do vento frio, tempo seco, aumento da concentração de poluentes no ar, aumentamos a temperatura da água do banho e isso ajuda a alterar a nossa pele.

As glândulas sebáceas produzem menos gordura, há maior atrito com roupas sintéticas e perdemos mais água transepidermal, por deficiência na boa formação da membrana hidrolipídica (filme de gordura e água natural que protege a pele), e daí vêm ressecamento, vermelhidão e coceiras.

Voltando a falar do sabonete, os produtos ricos em substâncias calmantes e com extratos vegetais, como calêndula, hamamélis e óleos de amêndoas, karitê e maracujá são bons aliados na hidratação da pele. É bom também não se demorar muito no banho (lembra que a água está mais quente?) e evitar o uso de bucha.

A pele do rosto sofre muito. Pessoas com a pele oleosa devem evitar os produtos muito agressivos; a ordem é limpar e logo hidratar em seguida com produtos específicos. As peles secas e sensíveis devem ser tratadas com loções de limpeza sem sabão e depois hidratadas. Regra que vale para todos: usar bloqueador solar mesmo que o sol seja “fraquinho”.

A pele seca precisa de atenção especial e durante o Inverno deve ser tratada com cosméticos enriquecidos com ingredientes específicos para que forme uma barreira na pele contra as agressões do tempo.

O fato é que todos os tipos de pele precisam de hidratação. Fique de olho na formulação dos cosméticos, alguns ingredientes são importantes, tais como ácido hialurônico,

Silício,Vitamina B3, entre outros. Uma boa ideia é consultar o dermatologista que indicará a mistura adequada às necessidades de sua pele.

Vale uma dica, não deixe faltar a água termal. Encontrada em farmácias e nas lojas de cosméticos sob esse nome mesmo, quando borrifada no rosto tem efeito calmante, hidratante e refrescante. E mais, também pode ser usada nos cabelos. A água termal pode ser usada de manhã e à noite, logo após a limpeza da pele e antes da aplicação dos cosméticos nutritivos e hidratantes.

Apesar dos efeitos nocivos da baixa temperatura, Inverno é tempo ideal para tratar a pele com derivados da Vitamina A, peelings e aplicação de laser fracionado de CO2 que prometem clarear e rejuvenescer a pele. Tudo isso no consultório médico.

Para a pele do corpo, nada melhor do que aplicar após o banho cremes hidratantes ricos em óleos, ureia, ácido hialurônico e ácido lático, extratos vegetais e vitaminas. Para as mãos e os pés, prefira os cremes com vitamina A, D e B, associados a ureia.

A ordem é manter a pele do rosto e do corpo hidratada, evitando assim aquela sensação ruim de pele seca.

É bom dizer que, mesmo com o avanço da vacinação contra Covid-19, ainda precisamos usar máscaras e as máscaras não devem ser desculpa para negligenciar os cuidados com a pele do rosto.

Leia Mais ...
bottom of page