top of page

Calçados e exercícios de reabilitação melhoram os sintomas da osteartrite de joelho, aponta pesquisa

Publicado em:
30 de outubro de 2024 21:20:00
Atualizado em:
30 de outubro de 2024 21:19:59
Calçados e exercícios de reabilitação melhoram os sintomas da osteartrite de joelho, aponta pesquisa
Divulgação
Crédito Imagem:

Estudo realizado pela Unisa apresenta os benefícios dos calçados flexíveis e a prática de exercícios terapêuticos na saúde dos joelhos; a análise pretende contribuir com as áreas da saúde e indústria calçadista por meio de novas estratégias de terapias e produtos

Há muito fatores que podem levar ao desconforto nos joelhos, afinal, são eles os responsáveis em promover o movimento durante o andar e auxiliar para um bom equilíbrio corporal. A Osteoartrite é resultado da afecção que leva ao desgaste da cartilagem de uma articulação, o que contribui para incapacidade funcional de cerca de 15% da população mundial.

O estresse de sobrecarga (força de impacto) é uma das principais causas de seu surgimento e progressão, principalmente em articulações expostas à constante sobrecarga e movimentação, como é o caso da articulação do joelho. Recentes estudos indicam que o uso de um calçado flexível e sem salto pode proporcionar uma redução de sobrecarga articular e dor dos joelhos em mulheres com Osteartrite de joelho.

Com o objetivo de entender melhor o efeito do calçado aliado à prática de exercício de equilíbrio na saúde dos joelhos de idosas com Osteoartrite, um grupo de pesquisadores do Mestrado em Ciências da Saúde da Universidade Santo Amaro (Unisa), conduziram estudo clínico sobre a temática. Durante dois meses, os mestrandos Daniel Borges Pereira e Tatiane Silva de Souza, orientados pela doutora Ana Paula Ribeiro, analisaram mulheres idosas com Osteartrite de joelho.

A avaliação mostrou a efetividade do calçado flexível e sem salto, combinado à prática de exercício com treino de equilíbrio e marcha, na redução da dor e edema dos joelhos, bem como no aumento da sua funcionalidade, com melhora do equilíbrio e menor sobrecarga plantar durante o andar das idosas com Osteartrite de joelho.

De acordo com a profa. Dra. Ana Paula, a prática de exercício combinado ao calçado flexível e sem salto permitiu aliviar os sintomas de dor com a redução do impacto de sobrecarga nos joelhos, aumentando a sua funcionalidade e, dessa forma, minimizando o desgaste da cartilagem articular. “Com o resultado apresentado, os nossos indicadores podem ajudar as áreas da saúde, mostrando ser uma estratégia de tratamento conservador efetiva para idosas com osteoatrtite (OA) de joelho", esclarece a doutora.

As evidências do estudo foram publicadas em artigo, intitulado: Effect of a programme of muscular endurance, balance and gait exercises with and without the use of flexible and minimalist shoes in older women with medial knee osteoarthritis: study protocol for a randomised controlled trial, no jornal científico British Medical Journal – BMJ open. A publicação pode ser também acessada pelo link: https:// doi: 10.1136/bmjopen-2022-061267.

Leia Mais ...
bottom of page