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Make da Wandinha é tendência no carnaval 2023: aprenda o passo a passo

Publicado em:
17 de fevereiro de 2023 15:00:00
Atualizado em:
17 de fevereiro de 2023 20:14:14
Make da Wandinha é tendência no carnaval 2023: aprenda o passo a passo
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Personagem é fácil de reproduzir e pode salvar a fantasia de quem deixou para a última hora

Com o retorno da maior festa popular do país, após dois anos consecutivos de pausa, o carnaval de 2023 chega repleto de tendências, uma delas, a personagem “Wandinha” da “A Família Addams”, que aparece agora na série produzida pela Netflix que leva o nome da personagem, e que já conquistou fãs no mundo todo.


Apesar do ar gótico que a personagem traz, e que pode parecer o oposto das propostas para o carnaval, seu estilo de roupas, maquiagens e cabelo já se tornaram referência. De acordo com o Google Trends, no mês de janeiro, o termo “Fantasia de Wandinha” chegou até a superar “Fantasia de carnaval” nas pesquisas brasileiras.


A equipe da papelaria e livraria Pedagógica, de Sorocaba, preparou um passo a passo para quem quer sair para a folia fantasiada de “Wandinha”. A boa notícia: é bem fácil de reproduzir e não necessita de muitos produtos.

 

Confira o passo a passo da make:


A nova versão da personagem traz uma maquiagem mais simples, para deixá-la com ar de quem nasceu assim, então, não é necessário fazer o contorno no rosto, o que garante com que ele fique mais pálido, sem cor, e até mais jovem, além de dar destaque aos olhos e a boca.


A preparação da pele é um ponto fundamental: a maquiagem precisa resistir por muitas horas, e à variação do tempo, por isso é importante não esquecer do protetor solar. O ideal, explica a equipe, é utilizar o sem cor, pois já ajuda na uniformização da pele, além de garantir proteção.


Para deixar o rosto branco como o da personagem, utilize uma tinta própria para a pele, seguido do pancake branco, parte fundamental, pois vai selar os produtos cremosos, garantindo mais duração e trazendo o efeito de palidez. 


Os olhos garantem a dramaticidade da maquiagem, então a sombra é essencial, mas uma boa dica é começar passando um delineador preto e ir esfumando para que não fique marcado, depois vir com uma sombra marrom marcando o côncavo para garantir um olhar mais profundo.


Os cílios postiços marcam ainda mais o olhar, mas se você não sabe como colocar, a equipe da Pedagógica dá algumas dicas: primeiro observe se o cílios postiço cabe nos seus olhos e, se for necessário, corte uma parte. Depois, ao passar a cola, o segredo é esperar alguns segundos antes de aplicá-los, assim ela não vai ficar tão líquida. Por fim, é sempre mais fácil começar ajustando os cílios no meio dos olhos, e depois ir fixando as pontas.


A boca é o último passo da maquiagem, e assim como os olhos, é um ponto marcante da personagem. A equipe optou pelo clássico batom roxo escuro, e para aplicar sem borrar é só começar contornando a boca. Para quem gosta de lábios mais volumosos, aplique um gloss após o batom.


Para retirar, é bem simples, é só utilizar demaquilante ou lavar o rosto com sabonete próprio.


Agora, é só vestir aquele pretinho básico, trançar os cabelos e se divertir na folia.



Movimentando a economia


A expectativa é que o carnaval de 2023 seja o maior dos últimos anos, espera-se que a data movimente R$ 8,2 bilhões, um aumento de 26,9% quando comparado com 2022, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Afinal, a data é um motor importante para a economia, aumentando o número de empregos temporários e sendo uma festa importante para as empresas que trabalham na produção e comercialização dos produtos festivos.


Percebe-se que a procura por maquiagens e adereços para as fantasias de carnaval nas lojas já vem aumentando com a chegada dos quatro dias de folia. Juliana Batista, gerente de compras da papelaria e livraria Pedagógica, espera um aumento em relação ao último ano: “As pessoas estão muito comemorativas após o fim das restrições de saúde, ainda mais por ser uma festa que o brasileiro em geral é apaixonado. Estimamos um aumento de 10% a 20% nas vendas em relação ao ano passado”, finaliza.

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